O Fórum do Endoscópio e da Endoscopia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os robôs servindo como endoscópios "espelho"

Ir para baixo

Os robôs servindo como endoscópios "espelho" Empty Os robôs servindo como endoscópios "espelho"

Mensagem por Admin Seg Dez 26, 2016 9:15 pm

Sob as luzes, uma incisão endoscópica minimamente invasiva depois, em "um corpo humano" dentro da cavidade abdominal. Com comandos de voz, endoscópio móvel, e para trás "peep" doenças relacionadas com o órgão.
Um lado da cama, colocando uma tela, detectada pelo zoom de imagens endoscópica em várias vezes. Médico com base nessas imagens, alvo de tratamento.
Esta cena não ocorrer na sala de cirurgia do hospital, mas na orientação escritório de produtos eletrônicos. Aqui, o endoscópio adeus à era da "mão", completamente controlado por robôs e prompt de voz automático para concluir a operação.
Com o avanço da tecnologia médica moderna, por causa de sua cirurgia minimamente invasiva da pequena, menos dor, características de recuperação mais rápidas, tornando-se gradualmente a abordagem cirúrgica preferencial de médicos e pacientes. Como os cálculos biliares, pedras nos rins cirurgia minimamente invasiva abordagem podem ser utilizada para aliviar a dor.
Em cirurgia minimamente invasiva, a endoscopia pode desempenhar um papel importante. Como se fosse os olhos dos médicos, para olhar para os pacientes com lesões característicos de um órgão do corpo.
Os robôs servindo como endoscópios "espelho" Estig_11

Robôs na medicina

A robótica já extravasou o domínio da ficção científica e é atualmente utilizada em diversas áreas, nomeadamente na medicina, onde se destacam o apoio na cirurgia, na fisioterapia, na realização de exames endoscópicos e no apoio hospitalar.


Na cirurgia, os robôs oferecem uma precisão inigualável, tornando-se técnicas pouco invasivas que originam menor dor, menor tempo de recuperação, menor risco de infeção e menor perda de sangue. Um exemplo é o sistema robotizado Da Vinci, constituído por uma consola, quatro braços manipuladores, três ferramentas para manipular objetos (ex.: pinças e tesouras) e uma câmara endoscópica com duas lentes. As suas aplicações principais são na área da urologia, da ginecologia-obstetrícia, da cirurgia geral e da otorrinolaringologia, nomeadamente em patologias do foro oncológico. O Hospital da Luz possui um destes sistemas, tendo a primeira intervenção sido uma prostatectomia radical. A principal desvantagem deste sistema é o seu elevado custo.


Na área da fisioterapia, os robôs executam o trabalho destinado a fisioterapeutas, em particular em situações que exigem a disponibilidade de um fisioterapeuta durante as sessões, em média de 45 ou mais minutos, e em exercícios repetitivos e cansativos para o fisioterapeuta, durante meses. O Lokomat é um exemplo de um robô fisioterapeuta, que auxilia pessoas semiparalisadas e vítimas de derrames cerebrais a aprender a andar novamente, compreendendo a metade inferior do corpo, onde o paciente coloca as pernas e realiza o movimento imposto pelo robô. A utilização deste sistema poupa dois terapeutas de trabalho manual árduo.


A endoscopia é uma técnica minimamente invasiva de auxílio ao diagnóstico médico. Tradicionalmente, este exame é realizado utilizando um endoscópio, que possibilita a visualização interna do organismo por intermédio de uma microcâmara de vídeo e de uma fonte de luz. Este sistema apresenta alguns problemas, como sejam os riscos inerentes à sua utilização (ex.: perfuração ou sangramento), dor e inflamação da parte inferior do abdómen e mal-estar causado pela introdução do endoscópio durante a exploração do tubo digestivo. As cápsulas robóticas endoscópicas são objetos robotizados miniaturizados (ex.: 15 mm de diâmetro e 32 mm de comprimento) que permitem resolver os problemas inerentes aos dispositivos tradicionais. Estas cápsulas aderem às paredes do esófago e deslocam-se ao longo do sistema digestivo, capturando imagens (através de uma microcâmara) e recolhendo tecido para biópsia.


No apoio hospitalar, os robôs são utilizados para preparar e dosear medicamentos, recolher roupa suja e servir refeições, permitindo libertar o pessoal especializado de tarefas banais. Um exemplo deste tipo de sistema é o Helpmate que transporta refeições, medicamentos e roupa suja, e assegura que os pacientes recebam o medicamento certo e na hora certa.


Em conclusão, cada vez mais hospitais em todo mundo optam por esta tecnologia que facilita e melhora os serviços prestados aos pacientes. Num futuro próximo, o aumento de confiança de pacientes e médicos nos robôs será fundamental para que estes tenham um papel ainda mais ativo na nossa saúde.

Admin
Admin

Mensagens : 100
Data de inscrição : 26/12/2016

https://cpma-endoscopios.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos