O Fórum do Endoscópio e da Endoscopia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os 4 Tipos de Manutenção Industrial e em Equipamentos

Ir para baixo

Os 4 Tipos de Manutenção Industrial e em Equipamentos Empty Os 4 Tipos de Manutenção Industrial e em Equipamentos

Mensagem por Admin Sáb Mar 17, 2018 2:09 pm

Os 4 Tipos de Manutenção Industrial e em Equipamentos Tools-10

A manutenção em empresas e equipamentos, pode garantir aumento na capacidade de produção e também na competitividade. Com o aumento da concorrência de mercado, qualquer oportunidade de redução de custos e melhoria da qualidade de produto é bem-vinda. Por causa disso, a indústria e da mão-de-obra técnica ou profissionalizante, tem se mostrado mais atenta às atividades de manutenção de equipamentos, que visam exatamente a otimização das operações ligadas à fabricação.

Para alcançar resultados satisfatórios, são necessárias reestruturações da função manutenção e  investimento em tecnologias preditivas e técnicas proativas. O TPM (Total Productive Maintenance), por exemplo, é um procedimento de administração da manutenção que teve início por volta dos anos 50 e apresentou resultados expressivos na economia Japonesa na década de 70. O TPM é composto por cinco pilares principais:

Maximização da eficiência dos equipamentos
Envolvimento dos operadores nas tarefas diárias da manutenção
Implementação da eficiência da manutenção
Treinamento permanente para melhora do desempenho
Fortalecimento da prevenção
Além desses pilares, existem métodos distintos de manutenção que devem ser analisados antes da implantação de um sistema na indústria. Abaixo, falaremos de quatro:

Manutenção corretiva
É a manutenção mais  primária e se caracteriza pelo ciclo “quebra-repara”, ou seja, o reparo dos equipamentos é realizado somente depois que ocorre alguma avaria. A manutenção corretiva é a forma mais cara de manutenção quando encarada do ponto de vista total do sistema.

Manutenção preventiva
O trabalho de prevenção de defeitos capazes de fazerem os equipamentos em operação terem baixo rendimento ou mesmo pararem é base deste tipo de manutenção. A prática exige da indústria estudos estatísticos, conhecimento e análise sobre o estado do equipamento, local de instalação, condições elétricas, dados fornecidos pelo fabricante etc.
Manutenção preditiva
O propósito dessa variação é a prevenção de falhas nos equipamentos ou sistemas por meio de monitoramento de alguns parâmetros. Essa prática contribui para uma operação contínua do maquinário pelo maior tempo possível e por isso vem se tornando mais popular na indústria conforme o conhecimento tecnológico evolui. O desenvolvimento da tecnologia aumenta a confiabilidade nos sistemas que avaliam os equipamentos em funcionamento.

Manutenção detectiva
A identificação de falhas ocultas é primordial para garantir a confiabilidade do processo e bons resultados. Em sistemas complexos, essas ações só devem ser executadas pelo pessoal da área de manutenção, com treinamento e habilitação para a tarefa.

O ideal é que a indústria invista cada vez mais na prevenção de problemas, o que reduz custos com retrabalhos e aumenta a eficiência da produção.

Que tipos de manutenção a sua empresa faz e por quê? Deixe seu relato na área de comentários.

Abçs. e Muito Sucesso a todos.

Os 4 Tipos de Manutenção Industrial e em Equipamentos Prof_p10

Admin
Admin

Mensagens : 100
Data de inscrição : 26/12/2016

https://cpma-endoscopios.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos