O Fórum do Endoscópio e da Endoscopia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curativos já podem ser pintados por spray sobre ferimentos

Ir para baixo

Curativos já podem ser pintados por spray sobre ferimentos Empty Curativos já podem ser pintados por spray sobre ferimentos

Mensagem por Admin Qui Dez 19, 2019 10:49 am

Curativos já podem ser pintados por spray sobre ferimentos


Curativos já podem ser pintados por spray sobre ferimentos 020110191219-curativo-spray-2


Redação do Diário da Saúde
Enviar a um amigoImprimir
Curativos já podem ser pintados por spray sobre ferimentos
O aparelho deposita o curativo por spray. O próximo passo é desenvolver a tecnologia em um equipamento portátil de fácil uso.
[Imagem: Lane G. Huston et al. - 10.1116/1.5122659]
Curativo por spray

Uma nova tecnologia está permitindo fabricar curativos com capacidade de administração de medicamentos - e esses curativos podem ser aplicados diretamente no ferimento.

Pesquisadores desenvolveram um aparelho de eletrofiação portátil que usa um campo elétrico confinado para depositar as bandagens e seus medicamentos com segurança diretamente sobre a pele e outras superfícies biológicas.

A eletrofiação é um método largamente utilizado para a fabricação de fibras de materiais plásticos para uma ampla variedade de aplicações. Se os polímeros forem substituídos por materiais biocompatíveis, as fibras produzidas podem ser usadas para aplicações biomédicas.

Mas até agora a eletrofiação exigia tensões elétricas muito altas, tornando perigosa a deposição direta das fibras diretamente sobre material biológico devido ao risco de choque.

Lane Huston e colegas da Universidade Tecnológica de Montana (EUA) resolveram esse problema usando a diferença de tensão elétrica entre a ferramenta e uma superfície para depositar as fibras, usando ar para pulverizar as fibras na superfície, como uma lata de tinta spray.

"Na pintura por aspersão, o gás pressurizado força as partículas diretamente em direção à superfície, criando uma espécie de material depositado," explicou Huston. "Como a pintura por spray, nosso aparelho EStAD é usado direcionando seu bico para a superfície desejada durante a operação, fazendo com que um tapete de fibra seja depositado nessa superfície".

Curativo com medicamento

O aparelho pode ser usado com segurança para cobrir feridas e fornecer liberação controlada de medicamentos ao longo do tempo. As fibras depositadas aderem a materiais que contêm umidade interna, como a pele humana.

Nos primeiros testes, o protótipo do aparelho foi usado para fazer um curativo em uma incisão em pele suína, bem como em uma mão humana enluvada, tornando-se a primeira demonstração da deposição de fibras que liberam medicamentos diretamente no local da ferida com segurança.

Os pesquisadores esperam que esta nova tecnologia seja usada para ajudar médicos, socorristas e outras equipes médicas no tratamento de feridos em áreas distantes, onde cuidados médicos imediatos podem não estar disponíveis.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Combined electrostatic and air driven electrospinning for biomedical applications
Autores: Lane G. Huston, Emily A. Kooistra-Manning, Jack L. Skinner, Jessica M. Andriolo
Vol.: 37, 062002
DOI: 10.1116/1.5122659

att.
Curativos já podem ser pintados por spray sobre ferimentos Prof_p13

Admin
Admin

Mensagens : 100
Data de inscrição : 26/12/2016

https://cpma-endoscopios.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos