Do começo ao futuro dos endoscópios

Ir em baixo

Do começo ao futuro dos endoscópios Empty Do começo ao futuro dos endoscópios

Mensagem por Admin em Seg Jan 20, 2020 5:36 pm

.
.
Curso de manutenção completo de Endoscópios, acesse: www.cpma.comunidades.net


[size=31]Do começo ao futuro dos endoscópios[/size]


[size=36]Origem dos Endoscópios[/size]



Os instrumentos semelhantes a endoscópios começaram já na era da BC


O endoscópio, um instrumento que nos permite espiar dentro do corpo humano, foi usado desde os períodos grego e romano antigos. Um instrumento considerado protótipo de endoscópio foi evidenciado e descoberto nas ruínas de Pompéia.
Foi Philip Bozzini quem, em 1805, fez a primeira tentativa de observar o corpo humano vivo diretamente através de um tubo que ele criou, conhecido como Lichtleiter (instrumento guia de luz), para examinar o trato urinário, o reto e a faringe. Em 1853, Antoine Jean Desormeaux, da França, desenvolveu um instrumento especialmente projetado para examinar o trato urinário e a bexiga. Ele o nomeou "endoscópio" e foi a primeira vez que esse termo foi usado na história.

Do começo ao futuro dos endoscópios Img_01
Lichteiter inventado por Bozzini

Do começo ao futuro dos endoscópios Img_02
Endoscópio inventado por Desormaux

Após uma série de testes, o Dr. Adolph Kussmaul, da Alemanha, conseguiu dar uma olhada no estômago de um corpo humano vivo pela primeira vez em 1868. Isso foi testado em um engolidor de espadas, capaz de engolir uma linha reta, 47 tubo metálico de um centímetro de comprimento e 13 mm de diâmetro. Dez anos depois, dois médicos chamados Max Nitze e Josef Leiter inventaram um cistouretroscópio e, em 1881, Johann von Mikulicz e seus associados criaram o primeiro gastroscópio rígido para aplicações práticas. Esses gastroscópios não eram flexíveis, mas finalmente em 1932, o Dr. Rudolph Schindler inventou um gastroscópio flexível, uma versão modificada dos anteriores, que permitia exames mesmo enquanto o tubo estava dobrado. Este tubo tinha 75 centímetros de comprimento e 11 milímetros de diâmetro. Cerca de 1/3 de todo o comprimento do tubo em direção à ponta pode dobrar até um certo grau. Rudolph Schindler examinou o interior de um estômago através de inúmeras lentes posicionadas ao longo do tubo com uma lâmpada em miniatura.
Agora, vamos dar uma olhada na evolução do desenvolvimento endoscópico.

Do começo ao futuro dos endoscópios Img_03
Gastroscópio de Schindler

Do começo ao futuro dos endoscópios Img_04
Detalhe de sua ponta com uma lâmpada acoplada







att.
Do começo ao futuro dos endoscópios Prof_p13

Admin
Admin

Mensagens : 67
Data de inscrição : 26/12/2016

https://cpma-endoscopios.directorioforuns.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum