Administração e Manutenção de Equipamentos Hospitalares - 07

Ir em baixo

Administração e Manutenção de Equipamentos Hospitalares - 07 Empty Administração e Manutenção de Equipamentos Hospitalares - 07

Mensagem por Admin em Qua Mar 25, 2020 12:15 pm



#5

[size=42]Principais ferramentas da qualidade[/size]




As ferramentas da qualidade tem como objetivo identificar gargalos, planejar e implementar soluções e acompanhar os resultados. Você sabe quais são as principais e como escolher a melhor de acordo com sua necessidade?
É exatamente sobre isso que falaremos agora!


Administração e Manutenção de Equipamentos Hospitalares - 07 Ferramentas




PDCA


Quando se fala em melhoria contínua dentro da Manutenção de Equipamentos Hospitalares o Ciclo PDCA vem logo em mente.
Trata-se de um método de gestão iterativa, composto por 4 etapas: planejar, desenvolver, conferir e agir.
Não vamos entrar em detalhes em cada uma das etapas pois existem diversos conteúdos bem completos falando sobre o assunto. Mas ai vai uma dica:
Aplicar o PDCA não é garantia de sucesso!
Apesar de simples, se não houver o engajamento de toda a equipe os resultados alcançados não causarão o impacto que o método pode trazer.

Diagrama de Ishikawa (ou diagrama de peixe)


Para quem deseja uma técnica mais visual, essa é a pedida. Esse diagrama de causa e efeito funciona da seguinte maneira:
Após identificar um problema (efeito, representado pela espinha central do peixe), enumera-se todas os possíveis grupos de causas. A ideia é ir subdividindo em causas menores até que seja identificado o real motivo.


Administração e Manutenção de Equipamentos Hospitalares - 07 Diagrama-de-Ishikawa



Fluxograma


Essa ferramenta da qualidade é a representação das etapas do processo de maneira gráfica afim de mostrar o caminho a ser seguido para as situações que podem acontecer.
Cada forma geométrica representa um estado diferente, por exemplo: etapa manual, período de espera, processo alternativo, entre outros.
Dessa maneira, é possível ter a compreensão de como ocorrem as interligações do inicio ao fim, desde as atividades, documentos e decisões a serem tomadas até quem são os responsáveis por cada etapa.


Administração e Manutenção de Equipamentos Hospitalares - 07 Tse-blog


Diagrama de Pareto


Uma dúvida muito comum ao tratar de problemas é saber por onde começar.
Como devo fazer a priorização? É exatamente para isso que serve o Diagrama de Pareto. Ele possibilita que você identifique a frequência das principais causas e ataque aquelas que realmente estão gerando os maiores prejuízos ao setor de manutenção.
Suponha, por exemplo, um equipamento que ficou parado 30 dias no último ano e foram identificadas 10 diferentes tipos de falhas. Desse tempo, 25 dias foram decorrentes de paradas para manutenção corretiva por falta de lubrificação de uma das peças. Dessa maneira, percebe-se que um tipo de falha gera mais de 80% do tempo de parada e por isso deve ser tratado antes das demais.

att.
Administração e Manutenção de Equipamentos Hospitalares - 07 Prof_p13

Admin
Admin

Mensagens : 67
Data de inscrição : 26/12/2016

https://cpma-endoscopios.directorioforuns.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum