O Fórum do Endoscópio e da Endoscopia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Administração e Manutenção de Equipamentos Hospitalares - 12

Ir para baixo

Administração e Manutenção de Equipamentos Hospitalares - 12 Empty Administração e Manutenção de Equipamentos Hospitalares - 12

Mensagem por Admin Qua Mar 25, 2020 12:48 pm



[size=42]#10

[size=42]Conceitos da Manutenção de Equipamentos Hospitalares:
do básico ao avançado[/size][/size]


Você já deve ter se deparado com alguma sigla e ficou se perguntando o que ela significava.
A Manutenção realmente é um universo com muitos termos e essa seção vai apresentar os principais!
Bora aprender!

Administração e Manutenção de Equipamentos Hospitalares - 12 2454286



O universo da Manutenção é grande demais para podermos falar sobre tudo nesse post. Por esse motivo, para não deixar passar em branco, resolvermos falar brevemente sobre alguns termos e conceitos importantes que estão presentes do dia-a-dia da Manutenção.
Lembrou de algum que não está aqui?
Pode deixar um comentário logo abaixo que iremos incluir!

Ciclo de vida do equipamento: tempo no qual o equipamento ainda apresenta capacidade de funcionamento.
Não conformidade: refere-se ao não atendimento de um requisito previamente estabelecido, seja ele interno ou externo à empresa.
CMMS: sigla em inglês para Computerized Maintenance Management System. É o equivalendo aos Softwares de Gestão da Manutenção.
Educação continuada: muitas vezes exigida nas principais certificações e acreditações hospitalares, consiste na constante atualização do profissional nos âmbitos profissional, acadêmico ou pessoal.
Check List: trata-se de todas as atividades que devem ser realizadas pela equipe de manutenção, como valores a serem testados.
O.S: documento que contém todas as informações pertinentes para a realização do serviço como dados do equipamento, do operador e da Check List.
Chamado: é uma solicitação de um serviço feito à equipe de manutenção, podendo ser feita via telefone, e-mail, boca boca ou por um software que realiza a abertura de chamados.
Lucro cessante: valor que a instituição deixou de lucrar referente a um serviço prestado com a utilização de um determinado equipamento por esse estar fora de uso (por conta de uma manutenção, por exemplo).
Zero perda: faz parte da filosofia TPM na qual se busca eliminar qualquer tipo de perda durante as etapas da manutenção.
POP: sigla para Procedimento Operacional Padrão. Refere-se a rotina de procedimentos padrões para realização de determinada atividade.
WCM: sigla em inglês para World Class Manufacturing. É uma metodologia de melhoria de processos, incluída no contexto do Lean.
Curva da banheira: comportamento de um equipamento em relação à taxa de falhas no decorrer do tempo.
EPI: sigla para Equipamento de Proteção Individual. Trata-se de acessórios destinado a proteção contra riscos a sua integridade física.
EPC: sigla para Equipamentos de Proteção Coletiva. Tem como objetivo proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos.
Plano de contingência: planejamento de alternativas para contornar da forma mais rápida possível, eventos inesperados.
Segurança do paciente: ações promovidas pelas EAS para reduzir a um mínimo aceitável, o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.
TSE: sigla para Teste de Segurança Elétrica. A norma NBR IEC 60601-1 determina que sejam testados equipamentos cuja falha poderia acarretar risco de segurança, em condição normal ou condição anormal, podendo causar choque elétrico no paciente ou operador.
Teste de performance: teste para verificar se tudo está dentro do que é especificado pelo fabricante do equipamento.
Tecnovigilância: sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para a saúde na fase de pós-comercialização.
Controle de estoque: garantir a disponibilidade máxima dos equipamentos com o menor nível de estoque possível.
att.
Administração e Manutenção de Equipamentos Hospitalares - 12 Prof_p13

Admin
Admin

Mensagens : 100
Data de inscrição : 26/12/2016

https://cpma-endoscopios.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos